23/01/2013 PEAC

O PEAC segue dando início à execução de projetos de compensação em diversas comunidades. Entre dezembro de 2012 e janeiro deste ano, uma série de projetos que envolvem construções ou reformas já começou a movimentação em seus canteiros de obras.

Reforma e ampliação do centro comunitário em Cajueirinho

Exemplo disso são os centros comunitários dos povoados Preguiça, Cajueirinho e Sagüim, todos em Indiaroba, cuja reforma já está sendo realizada e que, ao final, contará com espaços destinados para reuniões e salas de informática. Também está prevista a realização de cursos de Informática Básica para que esses projetos sejam cumpridos integralmente.

Construção do Telecentro em Saguim

Já no Assentamento Sete Brejos, ainda em Indiaroba, encontra-se em andamento a construção de uma fábrica de polpa de frutas. Antes de iniciado o empreendimento, foi realizada a primeira reunião ampliada com a comunidade para apresentação das etapas de desenvolvimento do projeto de compensação e início da oficina de Associativismo e Cooperativismo, também inclusa no projeto.

Construção da fábrica de polpa em Sete Brejos

Além dos projetos com obras já iniciadas, três novos convênios foram assinados para que sejam dadas as providências para a execução. Um deles vai beneficiar o Loteamento Lauro Rocha, em São Cristóvão, onde será construída a sede da associação de moradores. No ato da assinatura, o presidente da associação, Elenaldo dos Santos, expressou sua satisfação com a perspectiva concreta de início da construção. “Essa é uma grande vitória da comunidade e esse momento representa o início de um sonho”, avaliou.

Assinatura do convênio para início das obras na comunidade Lauro Rocha

Na comunidade de Taboa, em Santa Luzia do Itanhi, o líder comunitário Raimundo Amaro da Silva, que também é conselheiro do PEAC, lembrou, ao assinar o convênio, que teve de superar o descrédito da própria comunidade quando ele assumiu a primeira gestão do Conselho, e comemora o momento: “é o sonho que começa a virar realidade”, resumiu.

Assinatura do convênio em Cajazeiras

Outra comunidade de Santa Luzia que teve convênio recém-assinado foi a de Cajazeiras. Lá será construído um centro comunitário que vai acolher e dar uma melhor comodidade aos moradores do local, que poderão usufruir de um espaço destinado à coletividade. “Todas as reuniões da comunidade acontecem na casa de farinha, onde os coxos viram bancos ou as pessoas levam cadeiras de casa”, informou o presidente da associação de pescadores, José Francisco Gama, que não se privou em demonstrar a sua alegria com a edificação de um espaço para reuniões, festividades e palestras.

Centro Comunitário Norte

A exemplo do que aconteceu ano passado em Indiaroba, um novo centro comunitário começou a ser construído em atendimento a uma demanda de mitigação do licenciamento. Desta vez a obra ocorre no povoado Tigre, em Pacatuba, para atender as comunidades as comunidades dos municípios da costa norte de Sergipe, que vai de Barra dos Coqueiros até Brejo Grande.

Medições para início das obras do centro comunitário norte

O Centro Comunitário Norte seguirá os mesmos moldes de uso e gestão do Centro Sul, e também está sendo edificado sob o conceito de bioarquitetura, que busca valorizar o uso de recursos naturais renováveis com baixo consumo de energia fóssil.

Tanto o centro comunitário quanto os projetos de compensação estão sendo executados por meio de convênios firmados entre a Petrobras, associações comunitárias locais e a Sociedade Semear. A previsão média de entrega das edificações é de 90 dias.