19/12/2012 PEAC

Escola Municipal Laudelina Moura Ferreira, comunidade de Aguilhadas, em Pirambu. Foi ali que jovens da localidade foram capacitados no curso de Instalador Hidráulico Polivalente e onde, depois de sete meses e 160 horas de aulas teóricas e práticas, eles estiveram para receber o diploma que os habilita à nova função. Ministrado pelo Senai, o curso vem se somar aos projetos de capacitação escolhidos pelas comunidades como cumprimento de demanda de compensação do PEAC.

Formandos com a instrutora Sara Ribeiro.

Na noite do último dia 18 de dezembro, uma pequena solenidade, com a presença da equipe técnica da Petrobras, Senai, representantes do Conselho Gestor do PEAC e comunitários, marcou a diplomação dos formandos, que também foram contemplados com um kit de ferramentas de trabalho. Para o conselheiro Ênio Rabelo, que representa o município de Pirambu no PEAC, a formação profissional dos moradores de Aguilhadas é um incentivo à transformação. “Estou orgulhoso pela concretização da compensação em minha comunidade. Faço parte do programa há três anos e a nossa dedicação foi revertida em benefícios para a nossa comunidade”, destacou.

(Esq.) Anderson Rocha (Petrobras), Flávio Augusto (SENAI), Luiz Sávio (Petrobras), Luis Roberto (Petrobras), Ênio Rabelo (PEAC), Maria Salvadora (PEAC) e Profª Givanilde (Diretora da Escola Municipal)

Um dos destaques do curso foi a participação das mulheres numa área tradicionalmente ocupada pelo gênero masculino. Vagna Lima foi uma delas. “Agarrei essa oportunidade com toda a força. Fazer o curso profissionalizante próximo de casa e sem custo é único. Mesmo sem nenhuma noção, encarei o desafio. Com a formação e o diploma me sinto preparada para exercer a atividade no mercado”, disse a nova instaladora.

Equipe Petrobras, Senai e Formandos

Para o representante do Senai, professor Flávio Augusto Ribeiro, o desafio dos formandos está agora em encarar o mercado. “O setor civil está carente de profissionais. As edificações recentes necessitam de profissionais com esta habilitação. Sabemos que não é fácil essa jornada, no entanto, o conhecimento já foi adquirido e é preciso enfrentar o mercado”.

Conselheiros Gestores do PEAC e Formandos

O gerente de comunicação da Petrobras, Luiz Roberto Dantas, agradeceu a parceria firmada com o Senai e falou sobre a sua satisfação com mais uma finalização de projeto. “Quando uma comunidade seleciona um curso como demanda, eu, de modo muito particular, fico muito feliz, pois é através dos cursos que o conhecimento fica e transforma. Este sendo um meio também de acesso a emprego e renda”, ressaltou.

Grupo Teatral Risos e Lágrimas

Numa encenação breve, mas bastante rica em elementos regionais, o grupo teatral Risos e Lágrimas levou uma mensagem de empreendedorismo para os formandos, incentivando-os a buscar o seu espaço no mercado de trabalho.