15/03/2013 PEAC

Os fogos de artifício anunciaram a entrega do trator e implementos, como o carroção com grade hidráulica, rotativa e plantadeira de arroz, fruto do projeto de compensação da comunidade de Resina, em Brejo Grande. O veículo destinado às atividades agrícolas será de grande importância para aumentar e melhorar o cultivo do arroz, principal fonte de renda da comunidade quilombola que abriga mais de 50 famílias de pescadores artesanais. A solenidade de entrega ocorreu na manhã de 19 de fevereiro reunindo moradores, conselheiros do PEAC e equipe técnica da Petrobras.

Comunidade, Conselheiros do PEAC e Técnicos da Petrobras prestigiaram a solenidade

O projeto também contou com a realização do Curso de Uso e Gestão, executado pela Sociedade Semear, que buscou discutir o modelo de uso do bem pela comunidade e o aprofundamento sobre o aperfeiçoamento das técnicas de plantio. Para a presidente da associação local, Glaciliane Machado Santos, a Gal, a união foi um fator primordial. “A aquisição do veículo foi viável graças à união dos moradores. Esta é mais uma vitória nossa e outras também acontecerão se permanecermos unidos”.

A Presidente da Associação recebe a chave do Trator

O representante da Petrobras, Luiz Roberto Dantas, ressaltou a satisfação da companhia em cumprir mais um compromisso. “Sabemos que houve um significativo atraso nas atividades, mas estamos trabalhando muito com o IBAMA e com os conselheiros. Fruto disso, já estão encaminhadas as demandas de Pacatuba, com as obras do [centro comunitário regional] “Tigrão” – projeto estruturante – e os primeiros passos do [centro comunitário local] “Tigrinho” – projeto de compensação da comunidade. Em Resina, nós não só entregamos o trator, junto com ele a comunidade teve acesso a alguns cursos. Este bem representa novas possibilidades de geração renda, de emprego e de acesso”, frisou Luiz Roberto.

Luiz Roberto: O trator representa a possibilidades de geração renda, de emprego e de acesso

Somando-se aos comunitários, os conselheiros do PEAC que residem na região norte do Programa também participaram do momento festivo e transmitiram a sua mensagem por meio de Domingos Ferreira de Lisboa Filho. “Sabemos o quanto a comunidade esperou por esta demanda, mas este é um momento único. O Conselho Gestor tem o maior prazer de presenciar este momento, porque, quando aprovamos a demanda, sabíamos que a solicitação havia partido da comunidade”, disse Domingos. 

Domingos Lisboa falou em nome dos Conselheiros do PEAC